Você sabe o que é o BrOffice? Não? Então vamos conhecê-lo. Tudo começou com a Microsystens, uma empresa Norte-americana que desenvolveu um pacote de escritório conhecido como “OpenOffice” (pacote de escritório aberto e gratuito) pautado pela licença GNU/Linux. Já aqui no Brasil a partir do desenvolvimento de programadores brasileiros, foi desenvolvido um pacote de programas para escritório que ficou conhecido por nós como “BrOffice”, um pacote totalmente gratuito e nacional. Tanto o OpenOffice quanto o BrOffice trazem programas para: edição de texto, planilhas de cálculo, criação de banco de dados, apresentação de slides, criação de fluxogramas e logotipos e etc.
Você já ouviu falar em Microsoft Office? Não? Pois bem, o Microsoft Office é um conjunto de programas para escritório desenvolvido pela Microsoft e é totalmente pago, ou seja, os direitos autorais são posse da Microsoft. Não pode ser copiado ou comercializado sem a licença da Microsoft. Já o BrOffice por ser criado com sua licença pautada na GNU/Linux possui direito de cópia e distribuição gratuitos, ou seja, você pode baixa-lo da Internet e distribuir (copiar) para qualquer pessoa o que não vigora como pirataria. Outra vantagem é que o mesmo sofre atualizações de novas ferramentas e segurança constantemente, podendo ser recebidas gratuitamente via Internet.
Você sabia? O BrOffice e o OpenOffice podem ser instalados tanto no Sistema Operacional Linux quanto no Sistema Operacional Windows.
O que vem no BrOffice? Nele encontramos: o BrOffice.org Writer que é um programa para “edição de texto”, o BrOffice.org Calc que é um programa para “cálculos em planilhas”, o BrOffice.org Impress que é um programa para criar “apresentações de slides”, o BrOffice.org Base que é um programa para criar “uma banco de dados organizado”, o BrOffice.org Draw que é um programa para criar “desenhos, fluxogramas e logotipos”, esses são os programas básicos do pacote.
Nas próximas postagens vamos começar a utilizar cada um desses programas e aprender suas ferramentas e macetes. Até lá!


Nenhum comentário:
Postar um comentário